A
dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20N Rally2) foi a vencedora,
este sábado, do Rali Casinos do Algarve, segunda prova do Campeonato de
Portugal Ralis (CPR), ao concluir as sete classificativas disputadas com uma
vantagem de 16.4 segundos em relação a Miguel Correia e Jorge Carvalho (Skoda
Fabia Evo), que mercê deste resultado passaram a ser os líderes do CPR.
Teodósio
e Correia foram, sem dúvida, os dois grandes "senhores" do evento algarvio
volvidos três anos sobre o regresso do mesmo ao calendário do campeonato,
protagonizando um interessante duelo, até porque Craig Breen (Hyundai i20N
Rally2), o principal favorito, desistiu logo na primeira classificativa deste
sábado, devido a um despiste causado por problemas mecânicos. Nessa mesma
"especial" abandonou também, ao sair de estrada, mas sem consequências graves,
Bernardo Sousa (Citroen C3), dando origem a uma neutralização que acabaria por
"partir" o rali em dois grupos e motivar, já mais tarde, o cancelamento das
duas últimas classificativas, de modo a evitar que alguns pilotos corressem o
risco de concluir a prova sem luz natural.
"Foi
a minha primeira vitória aqui, em 'casa', para o CPR, e em termos de futuro
fico mais moralizado que nunca para a Aboboreira. O Miguel [Correia] está a fazer um
bom trabalho e revela-se cada vez mais rápido, como se viu agora. Procurei não
correr muitos riscos, daí que somente nos últimos três troços arriscasse um
pouco mais", comentou o piloto algarvio na hora de festejar o triunfo. De
resto, Miguel Correia, que havia sido o primeiro líder do rali, na noite de
sexta-feira, tinha razões para estar radiante, como confirmou no final: "Foi
um rali muito bem disputado e este segundo lugar deixa-me bastante satisfeito
pelo excelente ritmo a que andei. Numa prova que eu não conhecia, bati-me até
ao fim com o piloto da casa e venci mais de 50 por cento dos troços. Passei
para a frente do campeonato e isso é ótimo".
O
último lugar do pódio acabou na posse de Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally4),
que nunca largou os primeiros lugares, fazendo tudo por merecer esse "prémio"
há muito aguardado… "O terceiro lugar foi bom, estou satisfeito, mas
tenho pena de hoje de manhã, devido a uma rótula da suspensão traseira partida,
ter perdido algum tempo, pensando que o problema tinha origem nos pneus… De
tarde não quis arriscar, pois precisava de chegar ao fim, dado que há muito não
terminava um rali. Espero ser ainda mais competitivo na Aboboreira",
comentou o piloto de Guimarães.
Muito
regular, embora sem nunca interferir na discussão dos lugares do pódio, José
Pedro Fontes (Citroen C3) destacou-se sempre do saudita Rakan Al-Rashed (Skoda
Fabia RS Rally2), mesmo tendo sofrido um furo já na parte final. "Foi o
rali que conseguimos fazer e o quarto lugar acaba por ser positivo…",
confessava o piloto portuense.
Paulo
Meireles (Hyundai i20 N Rally2) e Pedro Almeida (Skoda Fabia Evo) travaram um
despique curioso na parte final do rali, acabando a vantagem, embora em
igualdade de tempo, do lado do primeiro. "Alinhei ainda a sofrer os
efeitos de uma forte gripe e apostado em adquirir ritmo e fazer quilómetros. O
resultado final acaba por corresponder às minhas expetativas. Espero surgir
melhor no Rali Terras D'Aboboreira", dizia Meireles, enquanto o seu rival
lamentou: "Não iniciei bem o dia de hoje e depois de duas saídas de
estrada durante a manhã, perdi a confiança. Procurei recuperá-la aos poucos,
mas, entretanto, o rali terminou…"
De
regresso ao CPR, Diogo Salvi (Skoda Fabia Evo) confessou falta de uma boa
condição física, o que não o impediu de terminar num confortável oitavo posto,
enquanto o jovem Lucas Simões (Ford Fiesta R5 MK II) deu mais um passo em
frente na sua época de aprendizagem entrando do "top 10" e concluiu na frente
de Paulo Neto (Skoda Fabia Evo), cujo furo no último troço da manhã não deixou
de penalizar o seu desempenho.
No
Campeonato 2RM (duas rodas motrizes) Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4)
dominou, com uma diferença final de 1m24,8s para o campeão Ernesto Cunha
(Peugeot 208 Rally4), que ao partir no grupo da frente acabou por ser
prejudicado por "abrir a estrada". "Apesar de tudo, conquistei um
grande resultado, face às circunstâncias em que disputei os troços. Tive que
ser paciente e não arriscar, caso contrário teria ficado pelo caminho",
dizia o campeão em título, enquanto o vencedor, Ricardo Sousa, falava de um
triunfo estratégico: "Sabia que de manhã deveria entrar um pouco ao
ataque, até porque partíamos atrás. O plano deu certo e após o almoço
procurámos gerir a vantagem e correu tudo bem, somando o número máximo de
pontos para o campeonato".
O
ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4), muito regular e mesmo com alguns
percalços, como um furo, garantiu o pódio.
No
Campeonato Júnior, Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) chamou a si o triunfo,
somando quase meio minuto de diferença para Kevin Saraiva (Peugeot 208 Rally4),
com Gonçalo Fernandes (Peugeot 208 Rally4), o campeão em título, a sair do
Algarve com o terceiro lugar final.
Classificação
final (oficiosa)
1º,
Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20N Rally2), 52m36,6s
2º,
Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo), a 16,4s
3º,
Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20N Rally2), a 43.1
4º,
José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3), a 1.12.1
5º, Rakan Al-Rashed/Dale Moscat (Skoda Fabia RS
Rally2), a 1.33.1
6º,
Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20N Rally2), a 1.54.4
7º,
Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Evo), a 1.54.4
8º,
Diogo Salvi/Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5), a 2.27.7
9º,
Lucas Simões/Nuno Almeida (Ford Fiesta R5 MK II), 2.51.3
10º,
Paulo Neto/Nuno Mota Ribeiro (Skoda Fabia Evo), a 3.30.0
2RM (oficiosa)
1º,
Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), 57.41.0
2º,
Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4), a 1.24.8
3º, Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4), a
1.47.2
4º,
Hugo Mesquita/Valter Cardoso (Renault Clio Rally4), a 2.51.9
5º,
Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4), a 3.29.8
Júnior (oficiosa)
1º,
Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4), 1.01.10,8
2º,
Kevin Saraiva/Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4), a 28.5
3º,
Gonçalo Fernandes/Fernando Miguel (Peugeot 208 Rally4), a 2.16.2
4º,
Dário Rebelo/António Pereira (Peugeot 208 R2), a 2.52.2
5º,
Guilherme Meireles/Carlos Magalhães (Peugeot 208 Rally4), a 3.40.7
6º,
José Quintas/Paulo Marques (Peugeot 208 R2), a 3.53.5
O
Rali Terras D'Aboboreira (28/29 abril) será a próxima prova (3ª) do Campeonato
de Portugal de Ralis, decorrendo nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de
Canaveses.
FPAK
Dias 31 Março | 1 Abril 2023